segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Relado de uma experiência de atividade com o uso integrado de tecnologias


Há inúmeras possibilidades de atividades usando vários tipos de tecnologias, segundo Sílvio Costa em seu trabalho de pesquisa, essas atividades deixam a aprendizagem mais significativa. Tive a oportunidade de fazer parte de uma banca avaliadora para escolher o melhor trabalho de pesquisa de alunos do Ensino Médio. Os trabalhos faziam parte de um projeto denominado Protagonismo Juvenil que consistia na discussão autônoma de um tema escolhido pelo próprio aluno.
O trabalho estava dividido em etapas, a começar pela definição do tema. Escolhido o tema, escolhia-se o professor orientador de acordo com o componente curricular pelo qual o tema fazia parte. O professor orientador apresentava o roteiro de projeto de pesquisa e o acompanhava em todo o processo. Durante o decorrer das atividades, os alunos pesquisavam na internet e em livros; filmavam ou fotografavam; montavam gráficos; entre outras coisas. Para fins de conclusão, os alunos preparavam slides onde resumiam toda a pesquisa.
A banca avaliadora recebia a pesquisa toda digitada e ilustrada e assistia a apresentação dos alunos através dos slides.
Fiquei muito surpresa com os resultados dos trabalhos e a qualidade das apresentações, ainda lembro alguns temas, como: Gravidez na adolescência; A poluição de um manancial de Santarém; Pedofilia; Violência contra a mulher e outros. O uso integrado das tecnologias contribuiu para a excelência dos trabalhos e concorreu para que de fato, os alunos envolvidos no projeto tivessem uma aprendizagem significativa.
Esse tipo de atividade vale a pena compartilhar para que outros alunos tenham a oportunidade de vivenciá-la.

Aula com o uso de tecnologia


Tutora: Valéria Cristina do Carmo Soares
Cursistas: Emilce Diniz da Silva e Vanda Carneiro
Unidade 3: Planejando uma atividade (seguindo o roteiro do Portal do Professor)

I - Autoria
Autora: Emilce Diniz da Silva
Instituição: Esc. Est. Antonio Batista Belo de Carvalho
Co- autores: Vanda Carneiro
II – Estrutura curricular
Modalidade: Educação de Jovens e adultos- 1º ciclo
Componente curricular: Geografia
Tema: Conservando o ambiente
III - Dados da aula
Título: Minha escola no combate ao desperdício de energia elétrica
Objetivo: Desenvolver atitudes de combate ao desperdício de energia elétrica.
Duração: Três aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
  • Recursos hidrícos - importância e conservação;
  • As hidrelétricas e os impactos ambientais;
  • Os caminhos da energia elétrica e o consumo nas cidades (enérgia perdulária)
Palavra-chave: energia, desperdício
IV – Estratégias e recursos
1ª aula – 45 minutos
Assistir o vídeo O esbanjão e em seguida propor uma discussão acerca das observações feitas a partir do vídeo.
2ª aula – 45 minutos
Os alunos irão realizar um passeio pelas dependências da escola com o intuito de observar e registrar, durante o percurso, as situações onde ocorra desperdício de energia elétrica;
De volta à sala de aula, relatam à professora as observações e os registros feitos. Tais observações deverão ser elencadas no quadro para que todos possam ler;
De mãos a todos os pontos levantados, a professora provoca os alunos para que encontrem atitudes necessárias para combater o desperdício de energia elétrica existente na escola, elencadas por eles. A professora registra tudo colocando em uma tabela para melhor ser observado e entendido pelos alunos;
Situações de desperdício na escola
Atitudes de combate ao desperdício


Depois das discussões, propor aos alunos que preparem um vídeo explicitando o aprendizado onde apareçam as cenas com desperdício contrapondo-se as cenas de combate a ele.
3ª aula – 45 minutos
Aula reservada para a edição e apresentação do vídeo feito pelos alunos.
Recursos materiais: vídeo, computador, câmera fotográfica ou filmadora, projetor de imagens, pincel e quadro branco.
Avaliação: A avaliação acontecerá tendo como ponto de partida as primeiras discussões, finalizando na divulgação da produção do vídeo para a comunidade escolar. Confira o relato dessa experiência.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Compartilhando descobertas

 Hoje, navegando pelo Portal do Professor encontrei vários conteúdos multimídias que enriqueceram minha prática pedagógica, portanto, resolvi compartilhar com vocês para que possam desfrutar dessas delicias educativas juntamente comigo.Gostei muito de um joguinho sobre a preservação da água- Ajuda o João a cuidar da água- ele é muito interessante pois faz o aluno refletir sobre esse recurso tão importante. Um outro bem interessante fala sobre o ciclo da água,é uma animação bem criativa, ao invés do professor ficar falando tentando explicar o assunto é só usá-lo como recurso que os alunos vão gostar muito, clique aqui e comprove. Como são feita as colméias é uma outra animação que vale apena ter como repertório de possibilidades de recursos atrativos para que as nossa aulas tenham o colorido que nossos alunos almejam.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011


Conceituando Hipertexto

 Ao escrever sobre hipertexto é necessário incorporar alguns termos relacionados a ele, como conexão, escrita colaborativa e também a idéia de não linearidade. O próprio entendimento da palavra nos remete a um texto bem grande, que por sua vez, parte da produção coletiva sobre determinado assunto. Ao leitor é permitida a livre escolha sobre quais caminhos deseja percorrer, as informações fazem parte de uma conexão que a cada clic nos transporta a novas portas de entrada. Não há uma sequência lógica pré- estabelecida, justificando assim a idéia de não linearidade. Na Wilkpedia, o hipertexto é um texto em formado digital onde o acesso as informações se dá através de links, porém, a quem defenda que, se superar a forma tradicional, pode ocorrer também no papel. Marcuschi (2001), ao elencar as características do hipertexto como: texto não-linear, volátil, topográfico, fragmentário, de acessibilidade ilimitada, multisemiótico, interativo, afirma que “de um modo geral, essas propriedades do hipertexto o tornam um fenômeno essencialmente virtual” (2001).
Aqui se defende a lógica de que hipertexto é um texto em formado digital, essencialmente integrado a internet, pois além de apresentar um conjunto de informações escritas, agrega sons e imagens que enriquecem e tão mais qualidade às informações desejadas.
No processo de aprendizagem, o uso de hipertextos só trará benefícios, pois é um poderoso incentivo ao aprender a aprender, condição indispensável para o cidadão da sociedade do conhecimento.


Referências:


MARCUSCHI, Luiz Antônio. 1998. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. In: Linguagem & Ensino, Vol. 4, No. 1, 2001 (79-111). [f_marcuschi.pdf]. Disponível em: <http://rle.ucpel.tche.br>. Acesso em: 07de setembro de 2011.

HIPERTEXTO, aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conteúdo_aberto&oldid=15696001> Acesso em: 7 ou setembro de 2011.