segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aula com o uso de tecnologia


Tutora: Valéria Cristina do Carmo Soares
Cursistas: Emilce Diniz da Silva e Vanda Carneiro
Unidade 3: Planejando uma atividade (seguindo o roteiro do Portal do Professor)

I - Autoria
Autora: Emilce Diniz da Silva
Instituição: Esc. Est. Antonio Batista Belo de Carvalho
Co- autores: Vanda Carneiro
II – Estrutura curricular
Modalidade: Educação de Jovens e adultos- 1º ciclo
Componente curricular: Geografia
Tema: Conservando o ambiente
III - Dados da aula
Título: Minha escola no combate ao desperdício de energia elétrica
Objetivo: Desenvolver atitudes de combate ao desperdício de energia elétrica.
Duração: Três aulas de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
  • Recursos hidrícos - importância e conservação;
  • As hidrelétricas e os impactos ambientais;
  • Os caminhos da energia elétrica e o consumo nas cidades (enérgia perdulária)
Palavra-chave: energia, desperdício
IV – Estratégias e recursos
1ª aula – 45 minutos
Assistir o vídeo O esbanjão e em seguida propor uma discussão acerca das observações feitas a partir do vídeo.
2ª aula – 45 minutos
Os alunos irão realizar um passeio pelas dependências da escola com o intuito de observar e registrar, durante o percurso, as situações onde ocorra desperdício de energia elétrica;
De volta à sala de aula, relatam à professora as observações e os registros feitos. Tais observações deverão ser elencadas no quadro para que todos possam ler;
De mãos a todos os pontos levantados, a professora provoca os alunos para que encontrem atitudes necessárias para combater o desperdício de energia elétrica existente na escola, elencadas por eles. A professora registra tudo colocando em uma tabela para melhor ser observado e entendido pelos alunos;
Situações de desperdício na escola
Atitudes de combate ao desperdício


Depois das discussões, propor aos alunos que preparem um vídeo explicitando o aprendizado onde apareçam as cenas com desperdício contrapondo-se as cenas de combate a ele.
3ª aula – 45 minutos
Aula reservada para a edição e apresentação do vídeo feito pelos alunos.
Recursos materiais: vídeo, computador, câmera fotográfica ou filmadora, projetor de imagens, pincel e quadro branco.
Avaliação: A avaliação acontecerá tendo como ponto de partida as primeiras discussões, finalizando na divulgação da produção do vídeo para a comunidade escolar. Confira o relato dessa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário