segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Relado de uma experiência de atividade com o uso integrado de tecnologias


Há inúmeras possibilidades de atividades usando vários tipos de tecnologias, segundo Sílvio Costa em seu trabalho de pesquisa, essas atividades deixam a aprendizagem mais significativa. Tive a oportunidade de fazer parte de uma banca avaliadora para escolher o melhor trabalho de pesquisa de alunos do Ensino Médio. Os trabalhos faziam parte de um projeto denominado Protagonismo Juvenil que consistia na discussão autônoma de um tema escolhido pelo próprio aluno.
O trabalho estava dividido em etapas, a começar pela definição do tema. Escolhido o tema, escolhia-se o professor orientador de acordo com o componente curricular pelo qual o tema fazia parte. O professor orientador apresentava o roteiro de projeto de pesquisa e o acompanhava em todo o processo. Durante o decorrer das atividades, os alunos pesquisavam na internet e em livros; filmavam ou fotografavam; montavam gráficos; entre outras coisas. Para fins de conclusão, os alunos preparavam slides onde resumiam toda a pesquisa.
A banca avaliadora recebia a pesquisa toda digitada e ilustrada e assistia a apresentação dos alunos através dos slides.
Fiquei muito surpresa com os resultados dos trabalhos e a qualidade das apresentações, ainda lembro alguns temas, como: Gravidez na adolescência; A poluição de um manancial de Santarém; Pedofilia; Violência contra a mulher e outros. O uso integrado das tecnologias contribuiu para a excelência dos trabalhos e concorreu para que de fato, os alunos envolvidos no projeto tivessem uma aprendizagem significativa.
Esse tipo de atividade vale a pena compartilhar para que outros alunos tenham a oportunidade de vivenciá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário